quarta-feira, 3 de março de 2010

O que é o Reino de Deus? (Continuação 3)

O Reino de Deus é o encontro definitivo e indestrutível do Homem com Deus. Está em gênese, na história e culmina na assunção do Homem em Deus.
O Reino de Deus constitui a Esperança do cidadão do Reino. A Eclésia (igreja) é a agência do Reino de Deus aqui na terra e ao mesmo tempo é uma mediação privilegiada do Espírito Santo para facilitar a origem do mesmo Reino. Na Carta aos Efésios, O Apostolo Paulo evidencia este papel fundamental da Eclésia (Igreja), dizendo: “A mim. O menor de todos os santos, foi-me dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo e a todos iluminar (dar conhecimento) sobre a realização do mistério escondido desde todos os séculos e Deus, o Criador de todas as coisas. E deste modo, por meio da Igreja (Eclésia) é agora dada a conhecer a multiforme sabedoria de Deus, de acordo com o desígnio eterno que ele planejou em Cristo Jesus nosso Senhor,” Efésios 3:8-11.
Candidatos ao Reino de Deus são todas as pessoas que tenha um coração capaz de renunciar às idolatrias e ao mundanismo, que são passageiros e vão acabar um dia, , para se propor a um novo nascimento da água e do espírito, que são eternos para uma vida digna com Deus. Esta qualidade não resulta
de rótulos religiosos, é uma decisão íntima e pessoal para arrependimento e retorno aos apelos de Deus para o homem, que é uma de suas paixões, mostrando que o melhor remédio para o homem chama-se Jesus Cristo e o melhor lugar para o homem habitar com sua alma chama-se Reino de Deus. Foi isto mesmo que Jesus disse aos especialistas religiosos do seu tempo: “Jesus disse-lhes ( aos sacerdotes e anciãos):
“Em verdade vos digo que os publicanos (cobradores de impostos) e as prostitutas vão precerder-vos no Reino de Deus. Porque João Batista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça e não acreditastes nele.Mas os publicanos e as meretrizes o creram;” Mateus 21:31.32.
O Reino de Deus é a Comunhão Universal das pessoas humanas com as três pessoas divinas: Pai Filho e Espírito Santo, e com seus semelhantes para um viver fraterno pelos laços do amor de Deus.
“Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.”1Co4:20.
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17.
“ Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; João 18:36
“ E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou,...” Lucas 22:29
Como vimos “Entrar no Reino de Deus” não é uma opção para o homem, mas um Decreto de Deus; assim como no reino de baixo (reino do mundo) o homem obedece a decretos de governos humanos, muito mais deverá obedecer ao governo do Reino de Cima, o Reino de Deus, com suas Leis e Decretos contidos na Constituição do Reino de Deus, a Bíblia Sagrada. Este garante a subsistência humana enquanto o outro se enriquece às custas dos seus semelhantes.
Deus é a maior riqueza e a maior glória para o homem. Ele que saciar a sua sede e a sua fome. Ele quer cuidar de seus filhos. Afilie-se a Ele, recebendo o seu Reino, aqui, agora, e verás a glória de Deus em sua vida.
“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” 1Coríntios 1:31.
Telma VRB
telrang@hotmail.com

O que é o Reino de Deus? (Continuação.2)

que a terra tem produzido; é perseguido mas vence todas as batalhas, é inútil alguém atentar contra os filhos de Deus (os que são do Reino).
O Reino de Deus identifica-se com o amor de Deus. O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens. De fato “Deus é amor.” <1 João 4:8>.
“Quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele, pois Deus é amor.” 1João 4:16.
O Reino de Deus assenta no poder de Deus e o poder de Deus é a força criadora e salvadora do amor. A expiação do coração amoroso de Deus, que nos ama quer ser correspondido, e o homem não faz caso disso. Deus quer ser correspondido, não pelo fato dele precisar do homem, mas porque ele só pode nos abençoar quando nós correspondemos ao seu imenso amor. Seu amor é como o fruto da árvore da vida para o homem.
Hoje, nós não comemos o fruto desta árvore, mas podemos desfrutar da “comunhão com Deus, através de Jesus Cristo.
O amor de Deus manifestou-se desta maneira no meio de nós: Deus nos enviou a sua maior riqueza, o seu melhor bem, o seu melhor presente – “Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigênito, para que por ele tenhamos a vida eterna.” 1João 4:9.
O profeta João Batista foi enviado para preparar o caminho de Jesus e o tema de sua pregação era a conversão dos homens para acolher o Reino de Deus: “Convertei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus (Reino de Deus) Mateus 3:1.2.
Os milagres de Jesus mostravam que o Espírito Santo de Deus era atuante nele. Segundo os profetas este era o sinal claro da ação libertadora do Messias e da chegada do Reino de Deus.
Foi esta a interpretação que Jesus fez da sua ação libertadora.: “Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou a vós.” Mateus 12:28 e Lucas 12:31.
O Reino de Deus não se confunde com os reinos dos homens; passa-se ao nível de um novo nascimento para uma perpetuidade de vida.
Certo dia, um príncipe dos judeus, chamado Nicodemos fez indagações a Jesus, que lhe respondeu:
“...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.”.
O ministério de Jesus em sua ação messiânica, dá início ao Reino, que só atinge a plenitude com o acontecimento da ressurreição. O Reino de Deus tem dimensões humano-divinas, pois que integra a humanidade em comunhão com a Divindade. O Reino de Deus é o ponto mais alto do Plano Salvador de Deus para a humanidade. Em Cristo acontece o enxerto do divino no humano e a integração do humano no divino. A união da humanidade com a divindade é como uma simbiose (união do bebê à mãe e vice-versa), numa interação direta, vivificada e dinamizada pelo Espírito Santo num amor tipo maternal divino, porque Deus é Pai e Mãe ao mesmo tempo. Todo homem é gerado do coração de Deus. Jesus é plenamente homem em união orgânica com a humanidade. Do mesmo modo que é plenamente Deus com o Pai e o Espírito Santo. Como exemplo citamos o enxerto do ramo de limoeiro enxertado na laranjeira, continua a dar limões e não laranjas, Assim é o enxerto do divino no humano, numa união orgânica, formando uma totalidade sem se anularem. A seiva que alimenta a união orgânica deste enxerto humano-divino é o Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, o amor de Deus derramado nos nossos corações, como lemos em Romanos5:5. Por ser o ponto de encontro e interação do humano com o divino, Jesus Cristo é o Rei do Reino de Deus, pois este é de grandeza humano-divina.

O que é o Reino de Deus? (Continuação.1)

Alguém faz idéia, do que significa o Reino de Deus? Eu vou dar uma idéia: é o território de Deus,o céu, no formato de um cubo, ou seja a mesma medida da altura, da largura e da profundidade, numa extensão infinita, ilimitada; com miríade (milhares) de anjos que lá estão à nossa disposição, para nos guardar e agir em nosso favor, a mente de Deus Onisciente, a Onipresença, Onipotência de Deus, que sabe de tudo o que precisamos e em fração de segundos, pode cuidar de nós, ininterruptamente, em tudo o que precisarmos, etc.,etc, etc., no céu encontramos tudo o que precisamos, entretanto, é-nos impossível falar de tal grandiosidade.
Você poderá perguntar: como eu não percebo e não vejo essas coisas? – A Bíblia responde: essas coisas são para os que buscaram e receberem o Reino de Deus, desde que Jesus veio à terra devolvê-lo homem até os dias atuais.
Mas como nenhuma religião nunca me falou a respeito disso? – As religiões criaram um reino para seus donos e, ou seus representantes eleitos, reinarem aqui na terra; alguns desses representantes têm trono imitando o Trono de Deus, até coroa de ouro e pedras preciosas, mas escondem a verdade: o Reino de Deus. É por isso que as religiões combatiam a Jesus, e até hoje, combatem os que são fiéis a Deus. Elas formam seu próprio reino aqui na terra e enganam o povo, para esquecerem-se do Reino que Jesus pagou na cruz, por ele. “ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” .
Buscar o Reino de Deus é fundamental para o homem. É a garantia de vida abundante aqui na terra e muito mais que isso, a garantia da salvação e da vida eterna: “Procurai o Reino de Deus e a sua justiça.” . A justiça significa fidelidade à vontade de Deus. O Reino de Deus identifica-se com o poder de Deus. Ser justo é ser fiel à vontade de Deus. Qual a vantagem de ser fiel a Deus? – Ter a Sua proteção incondicional; quem recebe o Reino de Deus aqui na terra, é livre de doenças, e de toda a maldade

O que é o Reino de Deus?

O que é o ”Reino de Deus?”


O Reino de Deus é um projeto de Deus que os homens desconhecem. É pouco divulgado na terra, mas está descrito na Bíblia Sagrada. Se bem ou não eu também pergunto aos estudiosos da Bíblia :
“E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? . Onde estão os “Filipes”que entendem a Bíblia, para ensinar o povo?
O Reino de Deus é um mistério (segredo) que apenas é conhecido daqueles a quem Jesus o revela: “A vós é dado a conhecer o mistério do Reino de Deus. Mas aos de fora tudo lhes é proposto em parábolas.” .
A carta do apóstolo Paulo, aos Efésios, fala deste mistério do Reino que o Espírito Santo revelou aos escolhidos, para anunciar o plano de salvação do homem desligado de Deus pelo pecado original, realizado em Cristo.
“Deus manifestou-nos o mistério da sua vontade e o plano generoso que estabeleceu para conduzir os tempos à sua plenitude: submeter tudo a Cristo, reunindo nele o que há no Céu e na terra .” .
O Reino foi anunciado por Jesus, que tem sobre seus ombros o governo da terra, mas, até hoje, ninguém dá crédito. Na Oração do Pai- Nosso, Jesus ensinou os discípulos a pedir ao Pai, a vinda do Reino. e .
Jesus manda os discípulos sair a anunciar o Reino de Deus e avisa que, os que forem perseguidos por causa da justiça, ou seja, por causa da sua fidelidade à vontade de Deus, devem considerar-se felizes, pois deles é o Reino de Deus. Confrontar com .